quinta-feira, 23 de junho de 2011

batismo

Batismo nas Águas

O batismo nas águas é um passo associado à entrada do Reino de Deus. Está logo no início, passamos por ele ao entrarmos no Reino de Deus.

Existem vários conceitos e práticas erradas que a Igreja tem usado com relação ao batismo que rebaixam e tiram dele a sua real importância. Dizem que :

· É um mero símbolo de sua morte com Cristo.
· É um testemunho público de nossa fé.
· É uma cerimônia

- O batismo é um ato pelo qual mediante a fé nos unimos a Cristo para sepultar em sua morte a nossa velha natureza e começar pelo poder de sua ressurreição uma nova vida.

- É um sinal visível de uma realidade espiritual !

Quando uma pessoa desce às águas do batismo, espiritualmente ela está se unindo a Cristo.

Nós não temos dimensão do que acontece no mundo espiritual quando uma pessoa se batiza. Mas todos que foram batizados sabem que algo aconteceu. Passamos a perceber a realidade de Deus em nossas vidas.

- A firmeza e edificação de um discípulo depende diretamente da revelação que ele tem de sua união com Cristo

A água

A palavra batismo tem origem na palavra grega BAPTO(= Mergulhar , submergir). Mesmo em português é fácil notar isso :

Mc 1:5 - Mergulhados no rio.

“E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.”

Jo 3:23 - Porque havia muitas águas.

“Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ia e se batizava”.

At 8:36 - Havia águas

“E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?”

Mt 28:18-20

“E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

Mc 16:16

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

Depois de sua morte e ressurreição, antes de ser recebido nos céus, Jesus deu uma ordem a seus discípulos :

· Ide , fazei discípulos.
· Batizando-os
· Ensinando-os

Esta ordem está dividida em três partes : Fazer discípulos, batizá-los e ensiná-los. Vemos que Jesus colocou o batismo no início da vida cristã: Primeiro batizar depois ensinar. No texto de Marcos Jesus diz: “Aquele que crer e for batizado será salvo

Ou seja: A pessoa após crer deve ser batizada para que seja salva.

O batismo está diretamente ligado com a SALVAÇÃO.

A Igreja tem agido com se Jesus tivesse falado :

· Quem crer e for salvo será batizado.
· Depois que te ensinarmos tudo, você decide se vai se batizar.

Não temos autoridade para alterar as palavras de Jesus. Devemos obedecê-las

Não podemos garantir a salvação a ninguém que não tenha sido batizado.

Vejamos como os apóstolos, que viveram com Jesus, interpretaram o ensino de Jesus sobre o Batismo:

Após receberem o Espírito Santo os apóstolos começaram a anunciar o evangelho do reino. Aqueles que criam, eram imediatamente batizados, cumprindo as ordens de Jesus. Os apóstolos não esperavam nem um dia sequer. Há até alguns casos estranhos:

At 2:38-41 (no dia de pentecostes):

“Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar. E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.”

· Batizaram 3 mil pessoas em um só dia.
· Por que isto? Por que não foram batizando aos poucos?
· Por que não procuram conhecer toda aquela gente ?
· ( eram de muitas cidades e lugares diferentes )

At 8:12 ( os samaritanos )

“Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres.”

· O único requisito era crer na palavra do reino e no nome de Jesus.
· Não necessitaram passar por provas.
· Nem mesmo de meses de estudo bíblico.

At 8:36-38 ( o etíope eunuco )

“E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.”

· Era um gentio e Filipe nem o conhecia.
· O que impede que eu seja batizado ?
· É licito se creres.

At 9:17-18 22:13-16 ( Paulo )

“Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado.”

“Disse ele: O Deus de nossos pais de antemão te designou para conhecer a sua vontade, ver o Justo, e ouvir a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido. Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.”

· Foi o caso que mais demorou ( 3 dias ). Isso porque ele estava cego e isolado, não tinha quem o batizasse.
· Quando Ananias o encontrou disse : Por que te demoras ?


At 10:44-48 ( Cornélio e sua família )

“Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo? Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias.”

· Eram muitos gentios que Pedro não conhecia.
· Mandou que fossem batizados mesmo sabendo que teria problemas em Jerusalém. ( iriam questionar )

At 16:13-15 ( Lídia e sua família )

“No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas. E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.”

Outro caso em que foi batizada no mesmo dia , logo que creu. (era uma mulher gentia).

At 16:25;30-35 ( o carcereiro e sua família )

“Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.”

“ e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa. Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus. Então os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou-se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus. Quando amanheceu, os magistrados mandaram quadrilheiros a dizer: Soltai aqueles homens.”

· É o caso mais interessante. O verso 25 mostra que tudo começou por volta da meia noite., quando sucederam uma série de acontecimentos.
· Depois que Paulo e Silas pregaram para o carcereiro e sua família, ele lavou os vergões das costa deles.
· Foram batizados naquela mesma noite. (v33)
· Era madrugada, por que tanta pressa ?
· Por que não esperaram amanhecer ?
· O que os apóstolos viam de tão importante no batismo.
· Certamente não era só um símbolo , nem um testemunho público. ( só estavam presentes Paulo e Silas e no caso do eunuco, só Filipe )

At 18:8 ( Crispo e os coríntios )

“Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.”

· Novamente vemos que a única condição era crer na palavra do reino.
· Apesar de não dizer que não foi no mesmo dia, também não diz o contrário.
· As palavras creram e foram batizados indicam fatos ocorridos em seqüência e num curto espaço de tempo ( assim que creram foram batizados ) At 19:4-5 ( os doze efésios ) “Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.”

· Ainda não tinham ouvido sobre o Senhor Jesus.
· Assim que ouviram foram batizados.

Vemos que a pratica dos apóstolos era diferente do que a Igreja pratica hoje. Para eles o batismo era tão urgente, tão fundamental, tão importante, tão indispensável que as pessoas eram batizadas imediatamente após receber a palavra do reino. Por que? ( é o que veremos a seguir )

Existem vários textos nas cartas dos apóstolos que nos dão indicações e ensinos sobre o batismo. A maioria deles fala sobre as realidades espirituais que estão associadas ao batismo, sem dizer exatamente o que é o batismo. Mas o texto de Gl 3:27 nos dá um esclarecimento muito importante:

Gl 3:27

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.”

Eles não viam apenas como um batismo nas águas, mas como um batismo em Cristo. A pessoa era MERGULHADA em Cristo, ENXERTADA em Cristo, REVESTIDA de Cristo.

Alguém poderia perguntar : Mas o que nos une a Cristo não é a fé ? Sim. Mas o batismo é a maneira que JESUS determinou para se expressar e se consumar esta fé.

Se alguém não crer ou não se arrepender ( ou for uma criança ) e descer às águas do batismo não acontece nada ! A água não tem poder nenhum ! Mas se alguém desce às águas com fé. Pela fé É UNIDO A CRISTO JESUS !!!

A Igreja de um modo geral, hoje em dia, pensa que existem duas coisas separadas: Primeiro a pessoa crê interiormente e é unida a Cristo. Depois ela se batiza como um símbolo do que já aconteceu. Por isso demoram para batizar . ( pensam que é só um símbolo )

Mas os apóstolos não viam assim.

- Eles viam que juntamente com o sinal exterior operava um graça interior pela fé daquele que era batizado.

- Por isso tinha tanta urgência. !!! A pessoa precisava se unir a Cristo espiritualmente.

A Igreja hoje trocou isso por um simples “levantar as mãos” ou “ir à frente”. (Quando isto ocorre numa reunião representa apenas o interesse da pessoa em caminhar com Jesus, mas isso não une a pessoa a Cristo.)

Outro texto esclarecedor é:

Rm 6:3

“Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?”

Paulo fala duas coisas:

· A primeira é que eles haviam sido batizados em Cristo. ( A essência do batismo )

· E outra que talvez tivessem esquecido, que como conseqüência estavam mortos com Cristo. ( Esta é uma verdade associada ao batismo )

Muitos ensinam que o batismo significa morte e ressurreição com Cristo. Isto tem boa dose de verdade, mas confunde o batismo com suas conseqüências.

O batismo é união com Cristo.

A morte do velho homem e a ressurreição para uma nova vida são conseqüências diretas e imediatas da nossa união com Ele.

Nos unimos a Ele na sua morte.
Nos unimos a Ele na sua ressurreição.
Nos tornamos um com Cristo em tudo que Ele é.

Vimos a urgência do batismo na vida de uma pessoa. Mas será que qualquer pessoa pode ser batizada ?

O que uma pessoa precisa para se batizar ?

Existem dois pré requisitos para o batismo: FÉ e ARREPENDIMENTO.

Alguém pode dizer: mas nem todos os textos que lemos falam sobre arrependimento.

Mas falam da palavra que era pregada e o que era anunciado. à O Reino de Deus. ( Teor da palavra ) As pessoas criam convictas de seu pecado e da necessidade de arrependimento. Quando pregamos o reino de Deus pregamos arrependimento.

Vamos ler dois textos:

Mc 16:16

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

At 2:38

“Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”

Crer em que ?

· Na eternidade de Jesus, que sendo uma das três pessoas da Trindade, era e é Deus
· Que Jesus Cristo é o Filho de Deus , que nasceu de uma virgem
· Que Ele foi perfeito e santo e fez sinais e prodígios pelo Espírito Santo
· Que Ele morreu pelos seus pecados.
· Que Deus o ressuscitou dentre os mortos
· Que Ele subiu aos céus e está a direita de Deus é Senhor sobre tudo e todos

Arrependimento

· Você mudou de atitude ?
· Está disposto a sujeitar-se e a obedecer a Cristo em tudo ?
· Renuncia a Satanás, ao pecado e aceita o reino de Deus em sua vida ?
· Coloca Deus acima de seu pai, mãe, esposa, filhos, filhas, irmãos e acima de sua própria vida ?
· Reconhece a Cristo como dono de tudo que você possui ?
· Está disposto a seguir a Jesus e ser um verdadeiro discípulo até o fim.

Discípulo : Aquele que crê em tudo que Cristo diz e faz tudo que Cristo manda.

Calculo do preço

Lc 14:25-33

“Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar. Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro para calcular se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil ? No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.”

· Para quem Jesus fala isso ? à Para a multidão que o seguia.
· Por duas vezes Jesus usa a palavra “calcular” ( v28 e v31 - em outras traduções fazer as contas ) falando sobre a edificação e depois sobre um combate.
· Devemos ter convicção de nossa opção em seguir Jesus. E de que para segui-lo é necessário largar tudo.


Existe um preço a ser pago e o preço é TUDO.

O que é o Batismo?


O que Jesus disse sobre o batismo?


A prática dos apóstolos


O ensino dos apóstolos


O que antecede o batismo?


Qual o significado espiritual do batismo

O Batismo é nossa união com Cristo.

É um sinal visível de uma realidade que acontece no mundo espiritual.

O Kerigma ( proclamação ) do Novo testamento é estarmos em Cristo. Esta expressão aparece inúmeras vezes no Novo Testamento com relação a nossa vitoria, perdão, justificação, poder, salvação, unidade. Todas as promessas do Novo Testamento nos são dadas em Cristo.

Como é que nós somos colocados em Cristo ? à Através do batismo. 1) Participação na morte e ressurreição de Cristo.

Rm 6:2-11

“Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Pois quem está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.”

· Fomos batizados na sua morte
· Também o seremos na semelhança da sua ressurreição.
· Andemos em novidade de vida
· O nosso velho homem ( com tudo que faz parte dele ) foi crucificado com Cristo.



A morte de Jesus é a nossa morte

· Estamos mortos para o pecado Rm 6:11, Cl2:12;3:3
· Estamos mortos para o mundo Gl 6:14
· Estamos mortos para a lei Rm 7:4, Gl 2:7


A sua ressurreição é a nossa nova vida para servir-mos a Deus.
· Em Cristo somos novas criaturas II Co 5:17
· Fomos ressuscitados com Ele Ef 2:5-6
· Ressurgimos pela fé Cl 2:12

2) Sua exaltação é nossa vitoria sobre todas as potestades

Ef 1:20-23

“Que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas.”

· Acima de todo nome que se nomeia.
· Acima de todo principado
· Unidos a Cristo temos vitoria sobre Satanás e os demônios e sobre toda amarra diabólica.

3) Temos o perdão dos pecados

At 2:38

“Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”

· Para que ? à Perdão dos pecados.
· Nossos pecados são perdoados por Deus no batismo.

4) Somos lavados e purificados

At 22:16

“Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.”

· Ananias disse a Paulo : “ Batiza-te e lava os teus pecados”
· Somos limpos, lavados por dentro, recebemos vestes brancas.

5) Somos salvos

Mc 16:16

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

· As duas coisas devem acontecer à “ e ”

I Pe 3:21

“Que também agora, por uma verdadeira figura-o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo.”

6) Somos introduzidos no corpo de Cristo , que é a Igreja.

Cristo tem um corpo, um organismo vivo na terra. Quando nos unimos a Cristo pelo batismo somos unidos, inseridos no seu corpo, que é a Igreja.

I Co 12:13

“Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”

· Quando éramos do mundo, éramos independentes de Deus e dos homens. Agora somos dependentes não só de Deus mas também dos irmão que estão conosco. Nos submetemos uns aos outros.
· Da mesma forma que um dedo não se move apenas com uma ordem do cérebro, mas depende também da mão, braço, ombro, pescoço. Assim também nós estamos ligados uns aos outros de forma que Cristo , o Cabeça da Igreja comande todo o seu corpo.


Deus tem uma grande obra para fazer em nós, mas Ele não faz nada em nós separados de Cristo Jesus.

· Deus não nos trata isoladamente.
· Toda obra que Ele tem para fazer em nós é em Cristo.
· Deus crucificou nosso velho homem em Cristo.
· Deus nos dá nova vida juntamente com Cristo.
· Estamos assentados nos lugares celestiais ( acima de Satanás ) em Cristo.
Toda esta tremenda vitória é possível porque fomos batizados em Cristo.

Algumas considerações finais

· A Fé e o Arrependimento são condições indispensáveis para o batismo. Por isso não devemos batizar crianças.
· Se você conhece um irmão de outra congregação que crê ou pratica de forma diferente, deve respeitá-lo e recebê-lo como irmão.
· Ele faz assim porque crê assim.
· Age conforme sua consciência.
· É uma questão de fé e não de pecado.
· Quanto a nós, vamos cumprir o que está escrito na palavra de Deus.
· Ninguém pode se batizar de novo. Se alguém crê que seu batismo não foi válido (não havia fé ou arrependimento ou era criança) não foi batizado, foi molhado e deve se batizar.
· Se alguém disser : “Mas eu conheço pessoas que não se batizaram e vivem em santidade.” ou então “Lutero era um homem de Deus e cria no batismo infantil”. Nossa resposta deve ser que não podemos nos dirigir pela experiência dos homens, mas pela INFALÍVEL e ETERNA PALAVRA DE DEUS.


Não se mergulha alguém num copo d’água, muito menos em algumas gotas d’água. Por isso o batismo por imersão. Pois é a forma mais próxima da realidade. Não se sepulta um morto com um punhado de terra. Se jogarmos terra nele não estamos enterrando , estamos sujando ele. Temos que enterrá-lo. Em alguns casos por impossibilidade ( pessoas mais velhas por exemplo ) o batismo é feito despejando-se água ( dando um banho ) no batizando. Este é chamado batismo por derramamento.  

As realidades espirituais que estão associadas ao batismo :


Conclusão